terça-feira, julho 15, 2003

Shorter luta contra a palheta

Fui ao estoril jazz, num dia de verão, choviscou para ironia do cartaz, mas pior que isso foi comparar os virtuosos. No dia 4 arrancou o festival com a Philarmonic Jazz, uma homenagem ao jazz dos anos 40/50, e os circunstantes vibraram com os solos, com a introdução seguida de solos melhor dizendo, o que cria apetência para o público dizer e comunicar, palmas para o solo de piano, palmas para o wahwah, para o homem que toca num búzio. Bebe-se no intervalo, e encontra-se o fascínio do jazz ao vivo (Saravah!, Cláudio !, que bom o Brasil aqui).
Mas avance, caro leitor, para o dia 12, com promessas de jazz competente e eficaz, mas onde está a vida do jazz ? Onde Wayne Shorter não disse nada para nós, lutando com o sax tenor, apesar dos esforços do Patitucci ou do bateria. Que falta de alegria ! Esquecemos os weather report, com Shorter e Zawinul ?
Depressa para o CCB na próxima sexta feira: Dave Holland ataca de novo com a sua big band e o PiPo vai estar lá para contar

Azar aos amores

Comenta uma querida amiga que mais vale o azar aos amores que a velha história de que cada um tem os amores e desamores que merece. Tem toda a razão
Os amores que estão sempre ao contrário do que julgamos merecer são apenas a diferença nas atitudes face aos outros.
Eu gosto, logo existo. Essa é a única atitude que garante o pior e o melhor. É uma enorme distracção, merecedora das maiores críticas de quem está de fora, mas a que tem a sabedoria do risco e da aventura.
Quem atira as pedras está seguramente entre grades.

Em diagonal

Ler em diagonal
......................faz descer uma escada
...................................................... e passar ao lado de outros caminhos
...........................................................................................................quem quiser descer ao inferno
deve ler e fazer como se tudo pudesse
.......................................................ser um ser sem crescer, ou um ser preso num corpo qualquer

segunda-feira, julho 14, 2003

A GNR, a PSP, a QUERCUS e Nós

Nós somos os palermas que andam a 50km/h em localidades cheias de semáforos e à mesma velocidade em vias rápidas nas cidades, sob pena de com muita pena ficarmos com uma pena qualquer, suspensa da pena que o magistrado tenha ou da prosa e prosápia da nossa lavra. A GNR e a PSP são quem nos persegue nessas e noutras alegres circunstâncias.
Então e a QUERCUS, perguntarão ? Bem esses são a nossa esperança, porque atentos a tudo o que mexa estão doidos por punir, fiscalizar, denunciar, apontar, disparar, tudo em nome da fauna e da flora. Penso que vão multar a GNR por ter deixado as pessoas divertir-se num cenário espantoso : as Dunas de S. Jacinto, prometendo "recolher indícios", e apresentar "relatório": tudo muito científico claro.

domingo, julho 13, 2003

Amanhã na batalha pensa em mim

António Lobo Antunes escreveu sobre Javier Marías algo de semelhante a isto: um escritor que deixa que o que escreve seja maior do que a forma ou a técnica de como o faz. Isto é: leio Javier Marías e "pressinto" que não escreve para se ver (como um vulgar blogista ,eg: o pipo); leiam "Amanhã na batalha pensa em mim", ou "Todas as almas", ou o "Homem Sentimental". É uma escrita para simples leitores entrarem noutro mundo. Ele deixa, como todos os grandes ecritores, que nós façamos sentido.

terça-feira, julho 08, 2003

Saravah!

Os brasileiros estão no coração dos portugueses.
E além disso estão praticamente em todos os restaurantes, com picante, de comida tradicional portuguesa (tem bákálháu á gomis di sá, dito por um brasileiro dá vontade de sair dali e tomar um galão e um queque na leitaria mais proxima), de hamburguer, de vaca sagrada, etc...
Estão, claro, no cabeleireiro de homem, senhora e criança, com mais ou menos trança; estão a tratar da boca de metade dos portugueses, escondem-se nas discotecas mais in, onde estão mesmo em todo o lado, no bar, fora do bar, dentro do bar, na pista, na casa de banho, no corredor da casa de banho e na bicha (digo bem!) para o preservativo.
Também estão nas empresas, consultores, pedreiros, administradores e mesmo bombeiros.
No futebol são mais de metade dos gajos dos xutos e pontapés.
Percebem mal português, mas mesmo que não percebam, sorriem, e vão providenciar !
Que saudade do tempo em que estavam timidamente agarrados a uma viola num bar esconso do bairro alto, onde a maior parte dos professores do ensino secundário e algum universitário, e contrapartes, se juntavam para vibrar ao som da lamechada da maria betânia, enquanto recordavam amores desavindos e quecas mal dadas. Isso sim, era Brasil, com a caipirinha á frente, saía-se dali e era Portugal, a tristeza do costume outra vez.
Mas, contrapõe o bloguista já de pé atrás, e a alegria, a alegria deles?

Oh meus irmãos bloguistas, ninguém supera a alegria desta gente! Nem as mães de Bragança escaparam a tanta alegria.


segunda-feira, julho 07, 2003

D. Antónia premeia solteirona

Leio ávidamente um perfil do nosso incontornável (esbarramos sempre nele, é o que significa incontornável) Expresso, no suplemento de economia: uma executiva de casaquinho tipo fraque, muito senhora do seu nariz (de dimensão igualmente admirável), uma licenciada, doutorada em qualquer coisa, que veleja, lê imenso imenso de muito, tem um carro da treta de que não quer dizer a marca porque vai mudar para outro que não sabe qual é, mas que adivinhamos ser um Hyundai, com jante de liga muito levezinha, todo artilhado (ela é do Porto, carago!).
Uff! fico cansado de ler tanta coisa boa, de um perfil tão ... tão...másculo?
Mas pasmem: ganhou o prémio D.Antónia !!! Não sabem o que é ? Ah, mas é equivalente ao Pullitzer, só que para executivas que sabem horrores académicos sobre quase tudo o-que-deve-saber-a-mulher-moderna.
Antónia, aliás ATT, recebeu o prémio dos japoneses, que lhe tiraram imensas fotografias (deitaram fora só as de perfil).
Ela vai estar agora na revista FLASH e a CARAS já anda atrás dela. Topa-se á distância uma mulher que vê longe, olhando-nos de soslaio.
De perfil.

Afinal havia outra

Constancio falou, Bagão ripostou, e o eurostat mandou:
6,4 de taxa de Desemprego, aumentou,diz o primeiro.

É um palpite, grita o segundo!

Mas afinal havia outra: 7,5% diz a Europa mandona.
Importam-se de falar mais baixo ? A mamã assim ralha...

sexta-feira, julho 04, 2003

Radio, Radio & Radio (sao 3)

Imagine que sai de casa para o emprego: liga a Radio e sintoniza:
1- RFM
Voce nao vai querer perder 7 seguidas, mas antes (bzbzbzbzbzbz - 5 minutos de anuncios) (vroamm, transito difi­cil na segunda circular, a ponte do freixo arrepiada de gajos a vociferar contra o jugo lisboeta, a ponte do feijo atordoada de gajos a pensar que gostavam de estar no forum almada
Voce nao vai perder as sete seguidas: entra o Phil Collins, a gaja do "just a little more love, just a little more passion", os Supertramp, os Lighthouse Family, o Rui Veloso, O David Fonseca e ..... QUEEN!
(esta sequencia e imbati­vel, se tiver sorte leva tambem com o Represas ou o Joao Pedro Pais)
2- Comercial
Voce nao vai querer perder meia hora de seguida, mas antes (bzbzbzbzbzbz - 5 minutos de anuncios) (vroamm, transito difi­cil na segunda circular, a ponte do freixo arrepiada de gajos a vociferar contra o jugo lisboeta, a ponte do feijo atordoada de gajos a pensar que gostavam de estar no forum almada
Voce nao vai perder as sete seguidas: entra o Phil Collins, a gaja do "just a little more love, just a little more passion", os Supertramp, os Lighthouse Family, o Rui Veloso, O David Fonseca e ..... QUEEN!
(esta sequencia e imbati­vel, se tiver sorte leva tambem com o Represas ou o Joao Pedro Pais)
3- RCP (ex-Nostalgia ex? deve ser piada)
Voce nao vai querer perder a nossa musica para se sentir em casa, mas antes (bzbzbzbzbzbz - 5 minutos de anuncios) (vroamm, transito difi­cil na segunda circular, a ponte do freixo arrepiada de gajos a vociferar contra o jugo lisboeta, a ponte do feijo atordoada de gajos a pensar que gostavam de estar no forum almada
Voce nao vai perder a nossa musica: entra o Phil Collins, sai a gaja do "just a little more love, just a little more passion" para entrar a Tracy Chapman, os Supertramp, sai Lighthouse Family, o Rui Veloso (mas com o nao ha estrelas no ceu), O David Fonseca (do tempo dos Silence Four) e ..... QUEEN!
(esta sequencia e imbati­vel, se tiver sorte leva tambem com o Elvis Presley ou os Trovante)

Que raio de radio! Estao combinados ? Prometo estar atento a evolucao destes e prometo mais comparacoes; sim, que ha outros...

Amo-te Bucelas

ULTIMA HORA ! Em entrevista esta manhã para a RFM, PMR (não é nome da rádio, é mesmo o gajo que más linguas dizem andar a papar a Fernandinha Serrano, belo presunto por sinal), afirmou quando lhe perguntaram se anda nu no Meco :
PMR - Talvez
Questionado sobre se joga vólei com o berimbau à dependura :
PMR - Não sei
E se come arroz de grelos enquanto anda nu no Meco, depois do vólei de praia :
PMR - Talvez
A entrevista continuou neste tom animado em que o que interessava mesmo era saber se a alternância era democrática ou era mesmo falta de fôlego, depois do vólei.
Mas subitamente a verve do PMR alterou-se, quando inquirido sobre onde vai abrir o novo amo-te :
Em Bucelas, disse com o rosto quadradinho iluminado, já sem vestígios de Guimarães mas com olhar de presunto Serrano, em Bucelas ! Mas porquê ?, pergunta o RFM
PMR - Não sei

Assalto do Diabo

O diabo que o carregue, porque está sempre atrás da porta. Diacho!
Representado com cornos, sorridente, de perinha e pés de cabra, com um terrível ferro na mão, eis o mafarrico, o demo, o satanás, sempre de pé atrás.
Pois esse demónio, estava eu a navegar pela net, na pre-história, ainda nem blogs havia, nem governos com o Paulo Portas, nem Bush, saltou-me ao caminho. Apresentou-se de cabelo negro e vestido de mulher (como qualquer diabo que se preze), perguntou-me qual a direcção do vento, qual o caminho para a Europa e que fazia eu tão descansado numa cadeira, quando o mundo estava lá do outro lado. Não vou, claro, contar a história do Fausto que o meu nome não é esse, mas basta saber que o carteirista do diabo acabou levando a minha alma. E agora, cada vez que tenho de escrever para o inferno, ou para mim, a dor é de tal feição que dou por mim a sonhar assaltar a alma ao diabo, trazendo a tralha toda que me pertence. Sugestões para assaltar o mafarrico ?

quarta-feira, julho 02, 2003

Esmoriz, Samora e Tocha

A mesma luta. Indignados pela elevação de Fátima a concelho (porquê, minha nossa senhora ?), revoltados pelas Canas de Senhorim (fica a poucos km de Albufeira) que têm de apanhar sem deitar os foguetes, os povos das simpáticas vilas em epígrafe prometem revoltas. Embargados (como a voz do PiPo) os apartamentos de Samora Residence, Esmoriz Village Gardens e Encostas da Tocha, os estádios de futsal, etc.. está agora a Junta a pensar oferecer canivetes para a populaça começar a rabiscar nas pedras do rio. Arte Antiga.

JN

Os jornais resolveram, numa fantástica e inesperada coincidência, falar dos blogs e bloggers. De tal maneira que até nasceu o pickpocket, filho dessa onda desinteressada. Porém reparo com espanto e pesar que faltam eminentes diários, p.ex, o o Jornal de Negócios. Distraidos por certo a ver se o sol vai de ocidente para oriente ou o inverso, os eminentes jornalistas do ex-tabloide, ex-semanário, ex muito mais coisas, ainda não mencionaram um blog que seja. Bolas !

terça-feira, julho 01, 2003

Grande seca o html ! oh pipi ajuda aqui !