segunda-feira, janeiro 05, 2004

J'est an autre

Nas escolhas dos livros 2003 do Mil Folhas do Publico do ultimo sábado:

Convidados vários escritores, autores, escolho esta frase citada por João Magueijo, a propósito de Rimbaud: sou um outro, mistério de Rimbaud que passou a traficante de armas depois de poeta !

E somos todos um outro de facto, alguma vez num lugar qualquer. Sem menosprezo para os que escrevem em grupo, o que lhes dá força que os solitários menos dotados como eu não têm, a escrita num blog, ou num bloco de notas público que é o que isto é, tem uma frase chave:

" a fala de alguem consigo mesmo, escutando ao mesmo tempo furtivamente essa fala" (Manuel António Pina, no mesmo Mil Folhas), citando Bloom.

nesse conjunto de personagens a quem foi pedida a enumeração de 3 livros que destacariam em 2003, há muitas respostas curiosas, para além das citadas.

por exemplo os que, apesar de apenas terem sido solicitados 3, enumeraram quinze (!), naturalmente não vá a gente pensar que leram poucos livros, ou os que têm a naturalidade de homenagear outros, deixando de lado as vaidades. Para quem como eu não gosta de ler a Margarida Rebelo Pinto, é interessante ler o que ela escreve sobre os três livros que elege; escreve bem e oxalá (sinceramente) não lhe aconteça o que diz sobre os escritores: os bons escrevem cada vez melhor á medida que envelhecem, e os maus cada vez pior...

E termino este com uma frase da caída em desgraça Clara, acerca de Mário de Carvalho: "escreve cada vez melhor o raio do homem" ! Boa, Clara, volta que a gente ainda te perdoa o copianço.





__________________________________________________________________________________