terça-feira, janeiro 13, 2004

Porque não sou cristão (em vez de ser do Benfica)

Desde que li Bertrand Russell ("Porque não sou cristão?"), tinha só dezasseis anos, que a minha fé no céu e respectiva entourage se esvaiu por completo. Passei a desejar escrever algo parecido a que chamaria Porque se é do Benfica ? , única réstea de uma fé qualquer cega, incompreensível, injustificada (então agora...) e uma perda de tempo embaraçante.

Mas quando leio que Santana quer ereger uma nova catedral em Lisboa, não pode senão ser de revolta pura a minha reacção.

Que ele escreva um livro sobre as "causas da cultura" (??) que diga que o CCB foi dele, que convide o Frank Ghery para o apoiar na candidatura a presidente da noite lisboeta, ainda vá. Eu compreendo.

Mas convidar o Niemayer para fazer uma catedral concorrente da "nossa", isso nunca ! Acho que acredito em Deus a partir do momento em que esse drama nacional acontecer e faço-me sócio celestial.

__________________________________________________________________________________